A vida é uma seqüência de tomadas de decisões. Algumas de cunho mais operacional, tipo a roupa que a pessoa tem que vestir de manhã para ir ao trabalho, o material que irá levar a escola, a cor que pintará a sala de visita etc. Dependendo do tipo de temperamento da pessoa, ela terá mais ou menos facilidade para fazer suas escolhas. Algumas são impetuosas, não pensão muito (ou nem pensão) antes de decidir. Outras são detalhistas demais, avaliam tantas minúcias que chegam até deixar escapar excelentes oportunidades. Tomar decisões , ao contrário , requer clareza, foco e confiança. Então como fazer a melhor escolha? Há quem diga que tomar decisões adequadas é uma arte. Assim sendo como aprendê-la? Existe algum tipo de academia em que o ser humano possa ser ensinado a tomar decisões acertadas e inteligentes?

O ponto de partida para uma decisão acertada é a dependência e obediência ao Senhor. Esses são os principiais requisitos para uma escolha correta.

Não existem formulas para tomar uma atitude correta, mas há alguns fatores que podem reduzir as chances de o resultado ser catastrófico. Antes de decidir a pessoa deve analisar as alternativas, ouvir o parceiro, procurar ajuda de um mentor – alguém que a pessoa admire ou que já tenha passado por um dilema semelhante. Mas o que se observa é que independentemente de qualquer formula, a melhor bússola é a dependência do Senhor.

Pv.16.1 O coração do homem pode fazer planos , mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor

Fonte: lar cristão

Arlete L Silva