Embrapa Agroenergia explica ao público o método mais tradicional de transformação do óleo em biodiesel.

Da Redação, com agências

Brasília - A Embrapa Agroenergia irá produzir biodiesel utilizando álcool etílico e óleo de pinhão manso, na VII Ciência para a Vida, Exposição de Tecnologia Agropecuária da Embrapa, que acontece de amanhã (24) a 2 de maio, na sede da Empresa em Brasília/DF.

Será usado um reator, que é totalmente de vidro, para que o público perceba o que realmente acontece durante a reação que transforma o óleo em biodiesel. Nessa reação, explica a pesquisador Simone Mendonça, as pessoas poderão conhecer o método de produção do biodiesel - a transterificação - que é o processo que transforma o óleo em biodiesel.

“O que estamos fazendo é um pouco diferente neste momento. Estamos utilizando o etanol, que é renovável e tem várias vantagens ambientais para manipulação e para os próprios trabalhadores, ao invés do metanol que é normalmente utilizado em 98% das usinas”, ressalta a pesquisadora.

A reação com o etanol é mais complicada, mas os cientistas da Embrapa Agroenergia já conseguiram e estará sendo demonstrada. Dentre as razões para que o etanol ainda não seja utilizado em grande escala esta o fato da reação aplicando o etanol na transesterificação ser mais demorada e precisar de uma temperatura maior para ocorrer, tornando o balanço energético não favorável. Isto faz com que o metanol ser ainda mais viável economicamente.

Além disso, embora o reator seja totalmente fechado e seguro, escolheu-se usar o etanol ao invés do metanol, que é uma substancia altamente tóxica para produzir o biodiesel.

“Não podemos arriscar mesmo com uma possibilidade remota, um possível acidente, que haja a liberação de vapores tóxicos em um ambiente fechado como é o caso da Feira”, esclarece a pesquisadora. Além disso, é um novo processo que a Embrapa Agroenergia esta desenvolvendo.

Outra inovação da produção de biodiesel na Exposição é utilização do óleo de pinhão-manso como matéria-prima alternativa, cultura em que a Embrapa tem investido fortemente em pesquisas, ainda estão em andamento. Atualmente, cerca de 80% da produção de biodiesel no Brasil é proveniente do óleo de soja.

Hoje, a Embrapa Agroenergia já tem capacidade analítica extremamente sofisticada para avaliar a pureza e a qualidade do biodiesel que estamos produzindo. “O biodiesel que estaremos produzindo na Feira não é de faz de conta, é de verdade, com pureza e baixo teor de resíduos, enfim, com toda a qualidade”, garante a cientista.
A Feira
No Ciência para a Vida a pesquisa com energia renovável será um dos quatro grandes temas. A Exposição, que é aberta ao público em geral, em sua sétima edição traz como tema “Pesquisa agropecuária alimentando um mundo melhor”. Mais informações no site www.cienciaparavida.com.br. As informações são da Embrapa Agroenergia

Adicinar Comentário


Security code
Refresh