Guerreiros preparados para a batalha

Os pais no papel de soldados precisam traçar alvos, objetivos para seus filhos para que possam saber em que direção eles serão lançados

A educação dos filhos tem se tornado cada vez mais difícil e tem sido motivo de muitas reflexões e preocupações, pois temos observado que muitos pais não têm assumido seu papel como educadores e transferido essa responsabilidade, que foi instituída por Deus, aos avós, aos tios, à escola e à igreja. O mais preocupante, no entanto, é que muitos pais não se preparam para ensinarem seus filhos no caminho que devem andar, simplesmente vão deixando que a vida os leve sem direção, sem destino e sem alvos.

O Salmo 127 é muito usado e citado quando o tema é a família, principalmente, os versículos 3 e 4. E meditando neles, podemos fazer algumas reflexões a respeito da relação dos pais com os filhos.

No versículo 3 diz que os filhos são herança do Senhor, são a nossa recompensa, o nosso galardão e quando ganhamos uma recompensa nos alegramos e cuidamos muito bem dela. Mas, muitas vezes, percebemos que, mesmo os pais amando seus filhos, em algumas famílias, os filhos são vistos como fardo pesado e não como uma bênção do Senhor. Os filhos são nossa herança e, portanto, temos que cuidar de cada um deles com muita responsabilidade, com muito zelo e amor.

No versículo 4 os filhos são vistos como flechas e uma flecha sozinha não tem valor. Para que ela cumpra o seu objetivo, ou seja, para que acerte o alvo (os filhos) precisa de um arco, mas, principalmente, de um guerreiro para poder lançá-la. E quem são estes guerreiros? Os PAIS. As flechas na mão de um guerreiro têm uma direção pré-determinada, porém, hoje, muitas flechas, crianças, adolescentes e jovens são lançados totalmente sem direção, pois muitos pais não assumem o seu papel de ensinar, de autoridade no lar, não estão assumindo a autoridade que foi dada por Deus.

Quando um soldado vai para a batalha ele já traçou seus objetivos, sabe qual é o seu alvo e quais são seus inimigos. Por isso, os pais no papel de soldados precisam traçar alvos, objetivos para seus filhos para que possam saber em que direção eles serão lançados. É necessário que os pais tracem alvos espirituais e de valores. Como exemplo, podemos citar o que Cherri Fuller* disse em seu livro: “Se você quiser que seu filho pratique um esporte no futuro, comprará uma bola. Depois jogará a bola no quintal e o encorajará a brincar com ela. Quando chegar o momento, levará seu filho a uma escolinha onde ele vai treinar e se certificará de que ele tenha o melhor técnico. Você quer que ele aprenda os princípios básicos. Por isso, treina com ele, observa-o nas aulas e nos treinos, compra-lhe equipamentos e motiva-o a ser perseverante. Depois, quando ele começar a jogar, você torcerá por ele”. Muitos pais não têm ensinado aos filhos os princípios bíblicos, os princípios de educação e respeito ao próximo e depois desejam que eles façam o que não aprenderam.

Outro aspecto muito importante é que um guerreiro não vai para a guerra despreparado, ele treina, estuda, se prepara para a batalha. Se já é difícil enfrentar uma batalha preparado, imagina despreparado! O que vemos é que muitos pais como guerreiros de Cristo, entram para a batalha da formação e da educação dos filhos totalmente desnorteados, sem direção. Os pais precisam buscar esta preparação para que a luta seja mais tranqüila e com menos dificuldade. Para exercer a autoridade que foi dada por Deus, a preparação vem, primeiramente, por meio de uma vida íntima com Deus, por meio da oração e da meditação na Palavra de Deus. É importante, também, a leitura de livros, artigos relacionados com a área que os pais estão mais precisando, pedir conselhos, aprender com outros pais. Quando um guerreiro está com dificuldades e não sabe como agir ele procura o seu superior para ajudá-lo e nós temos o general mais poderoso, mais amoroso, mais paciente para nos auxiliar que é o nosso Deus. Por isso, usufrua e se deleite no socorro do nosso general que é Cristo.

Tudo tem o seu tempo determinado e é tempo de plantar, de investir no coração dos filhos para que você, pai e mãe, como guerreiros possam receber uma boa recompensa, uma boa herança e para que não seja frustrada a sua esperança (Pv 23.18).

Adicinar Comentário


Security code
Refresh