Joquebede, mãe de Moisés, era uma escrava que fazia parte do povo judeu que se encontrava escravo no Egito. Faraó havia liberado um decreto a  m de conter o crescimento e o avanço do povo. E todas as vezes que satanás vê que o povo de Deus está crescendo, que independente das circunstâncias está sempre avançando, crescendo, conquistando, ele vai gerar alguma coisa para tentar impedi-lo. Toda vez que você vê uma “confusão” no Reino de Deus é porque ali há algo que satanás teme.

Não há nada que o diabo possa fazer que vá impedir o propósito de Deus. Deus tinha um propósito para seu povo. Isso está claro no capítulo 1 de Êxodo. Havia chegado o tempo em que Deus ouvira o clamor do seu povo e traria a sua libertação. Foi como se Deus dissesse o que já havia dito a Abrãao por meio de dois anjos que o visitara na ocasião do anúncio da destruição de Sodoma e Gomorra, quando lhe fora dito por meio dele que Deus faria uma grande nação. Assim, da mesma forma, era como se Deus dissesse a Moisés que desse povo cativo no Egito Ele faria uma grande e poderosa nação. O registro desse fato está em Gênesis 18, verso 17. (Leia todo o capítulo). Agora era o tempo de se cumprir a promessa. O povo seria liberto da terra da escravidão do Egito.



Joquebede estava vivendo uma situação difícil, porque Faraó havia declarado o seguinte decreto: “Toda criança dos judeus ou hebreus que nascerem do sexo masculino vão morrer.” (Veja Êxodo 1.16). No meio dessa situação de angústia, de luta, nasce seu  lho, Moisés.

Porém, sua mãe tomou a corajosa e ousada atitude de guardá-lo por três meses. Ela não queria que ele fosse tomado. A oferta que Joquebede semeou para que por meio dela Deus trouxesse uma libertação sobrenatural ao seu povo foi uma oferta que abençoou gerações. A semeadura dessa oferta a Deus ocorreu quando deixou sobre o rio seu filho, Moisés, num cesto de betume. Ela o havia entregue a Deus em sacrifício a Ele. Moisés cresce e é usado por Deus para tirar o povo do Egito. Uma geração desse povo perece no deserto por desobediência e murmuração contra Deus e Moisés quem Ele levantara. Uma outra geração entra com Josué (que substituíra Moisés após sua morte) e conquista Canaã.

Muitas vezes nós estamos há anos guardando algo que deveríamos semear, para um propósito específico. Quando Joquebede faz essa semeadura, ela desafia e vence pelo menos três terríveis sentimentos:

Egoísmo. Moisés era seu filho. Segundo o texto bíblico de Êxodo, não há nenhuma outra situação que qualquer outra mulher tenha conseguido esconder o filho, depois dela. Quando a irmã de Moisés faz aquela oferta de chamar alguém, a filha de Faraó não aceita, mas a mãe é quem vai criar o próprio  lho. Deus já tem tudo determinado, mas algumas coisas, como dívidas, contratos que não se realizam, ações que nunca foram julgadas, não acontecem porque estamos sempre colocando a nossa mão, tentando dar o nosso jeito. Temos medo. O que é que você já deveria entregar a Deus, mas está tentando guardar? Isso tem feito você perder o seu sono? Tudo o que colocamos nas mãos de Deus será multiplicado. Mas tudo aquilo que guardamos pra nós, morre. Quando aquele moço entregou a Jesus seus cinco pães e dois peixinhos, ele o multiplicou e alimentou toda uma multidão. O milagre só acontece depois de três dias que o povo estava seguindo a Jesus deserto adentro. Aquele moço entregou a oferta que tinha, porque entendera que o homem poderia receber, mas as mãos que multiplicariam
eram mãos ungidas.

Medo. Joquebede venceu o medo de não ver Moisés nunca mais. Pois é bem provável que lá no fundo de seu coração houvesse a certeza de que ela o veria novamente e que ele seria usado para transformar uma geração.

Incredulidade. Ela decidiu não olhar para a circunstância. Você não está semeando nem na beira do caminho, nem entre os espinhos, nem no meio dos pedregulhos, nem aonde o sol vai queimar. Você está semeando no Reino de Deus. Este solo é fértil. Já está regado com a unção e a bênção da multiplicação. Aquela mãe e as outras mães precisavam de um milagre, mas a única que semeou foi a que viveu o milagre. Gostaria de finalizar declarando cinco bênçãos que farão parte da vida de todo aquele que entregar o seu melhor:

Primeira bênção: você receberá o suficiente até para dividir.

Segunda bênção: sua semente vai abençoar a sua casa trazendo libertação, liberação e liberalidade.

Terceira bênção: Deus colocará na sua vida pessoas que te ajudarão a romper toda pobreza, toda dívida e você viverá um tempo novo, uma liberação sobrenatural e abundante.

Quarta bênção: a sua descendência não viverá debaixo do jugo da escravidão, da dívida. Quinta bênção: Deus já reservou para você um futuro de conquista numa terra que mana leite e mel. Por que eu declarei essas palavras apontando para descendência? Porque a semente daquela mulher, Joquebede, trouxe para a sua descendência uma liberação sobrenatural. Quer ver a bênção de Deus sobre sua vida e sobre a sua descendência? Semeie por meio de seu dízimo e sua oferta. Aguarde a grande colheita.

Por: Pr. Marcus Gregório

 

Fonte: lagoinha.com

Adicinar Comentário


Security code
Refresh